segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ASPECTOS TEOLÓGICO-PASTORAIS
PARA AS COMUNIDADES DE FÉ EM NOSSO CONTEXTO
Brown afirma que Hebreus é um enigma, por ser difícil identificar local, destinatários e autor. Assim, a mensagem fica com poucos elementos para análise. No entanto, a comunidade de fé recebe o texto e sua mensagem como texto sagrado e por isso importante para sua caminhada cristã.
No encontro com a Comunidade em Jardim Cruzeiro vimos que os cristãos reunidos não se preocuparam em pensar quem seriam os destinatários da Epistola, pois consideravam eles mesmo destinatários da mensagem. Apesar de perguntarem sobre a autoria de Paulo, não questionaram, nem consideraram problema se for ou não de Paulo, contanto que a inspiração é divina.
As comunidades querem ler a Bíblia e extrair dela lições para sua vida. Por não terem conhecimento de análise exegética nenhuma, interpretam-na de acordo sua existência, seu próprio local como partida, seus problemas e suas necessidades.
No entanto, percebemos que apesar de terem decorado alguns versículos como "o único mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo", e "o corpo é templo do Espírito Santo", as idéias teológicas judaicas das palavras "sacerdote" e "templo" ainda estão presentes no imaginário, no inconsciente coletivo evangélico hoje.
Esse é um dos exemplos que uma leitura desprovida completamente de uma análise pelo menos mais crítica do texto provoca. Porém, a leitura da Bíblia em comunidade, onde todos podem argumentar, questionar, pensar, torna a análise do texto mais coerente e não precisa necessariamente de outras ferramentas exegéticas. Isso é o que faz a Leitura Popular da Bíblia.
No caso da Epístola aos Hebreus, as pessoas podem encontrar nela ânimo para uma vida cristã de obediência a Deus e fé na mudança das situações que trazem dor e sofrimento. Os cristãos também podem encontrar a certeza que Jesus é o caminho da salvação que perdoa os pecados e que lhe dá livre acesso a Deus e à sua graça e misericórdia, alegria e renovo de vida.
Acreditamos que isso é importante nos dias atuais quando encorajam os cristãos a não ficarem dependentes da oração daquele determinado pastor que passa todos os dias naquele canal de televisão, ou para se sentirem livres e não dependentes de "profetas" e suas profecias que dizem com quem devem se casar, se devem ou não abrir o negócio, ou até mesmo se podem ou não fazer uma viagem mais longa...
São realidades do meio evangélico, que mesmo entendendo que o chamado sacerdote hoje não tem a função de meidador, comportam-se como se fosse, e não conseguem chegar-se até o Pai e sentir-se perdoado, aliviado, confiante, ou feliz por ter a graça de Deus.
Outro aspecto teoógico-pastoral mostrado em Hebreus é sobre a obediência a Deus e a exortação a ter fé em sua pessoa. As comunidades que receberam essa epístola, provavelmente estavam sendo perseguidas, ameaçadas, sofrendo injustiças e por isso, possivelmente, estavam desanimadas em prosseguir na fé de Cristo. Mas hoje, o pensamento evangélico de obediência e ter fé, possui uma outra conotação daquela época, e o moralismo impera sobre as interpretações.
Nesse sentido, se não tiverem uma mediação nas discussões que questione os padrões e os conceitos que damos e nomeamos como certo, temos a grande chance de cair na mesmice das interpretações e não conseguirmos ter uma leitura libertadora dos aspectos teológicos demosntrados no texto.
Cremos que o problema de recepção do texto é a sua interpretação individualizada que pretende reproduzir os sistemas e as falas institucionais que julgam, oprimem e agem com injustiça. Os aspectos teológico-pastorais do texto de Hebreus contribuem para desconstruir muitas falas normativas e o pensamento judaico muito presente no pensamento evangélico dos nossos dias.

2 comentários:

  1. Interessante o fato dos crentes "não se importarem com o autor da carta" e, além disto, não se importam muito com o conteúdo, também. Basta para os cristãos que o texto de alguma forma mude (ou nos faça pensar que mudará) a realidade do nossos dias. Isto é complicado porque acabamos falando das coisas que a bíblia não fala. Mas isto não importa, né? Sem análise crítica o crente continua crente e o pastor, continua na sua folga.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner, que bom que estas participando conosco no processo de discussão sobre os resultados das pesquisas feitas a partir da "Epístola aos Hebreus".
    Acho que seria interessante você ler o restante do conteúdo do blog. Assim sendo, verás que não estamos desfigurando a importância da autoria ou até mesmo do conteúdo da epístola analisada, pelo contrário, esses elementos são tão importantes que merecem uma pesquisa mais acurada.

    ResponderExcluir